domingo, 30 de julho de 2017

Resultado de imagem para linux


São muitas as razões pelas quais os profissionais do mundo da informática se decidem a trabalhar em sistemas Linux mas, e o usuário comum? Linux é apenas para informáticos, programadores e demais?
A continuação explicarei que também há muitíssimas razões pelas que um usuário que não se dedica à informática profissionalmente, pode encontrar em Linux uma grande ajuda para fazer as tarefas que realiza diariamente. Inclusive pode ser um bom caminho para entender aqueles aspectos que às vezes lhe escapam sobre como funciona um computador.

Por que você deve dar a Linux uma oportunidade na sua máquina?

O principal motivo que poderia dar para começar a usar Linux é que se trata de um sistema operativo livre e de código aberto. Não me refiro ao fato de que seja gratuito, que sem dúvida também é importante, mas às implicações que fazem com que o código do sistema não esteja oculto, mas à vista de usuários e desenvolvedores.


Uma importante consequência de que o código se encontre ao alcance de todo o mundo é que o sistema se torna mais seguro, posto que toda uma comunidade de desenvolvedores que o utiliza como ferramenta de trabalho o observa e contribui de maneira ativa em suas melhorias de funcionamento e desenvolvimento.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é um baixo número de usuários, e portanto um desinteresse por parte dos atacantes, o que torna Linux seguro. Na verdade Linux é um sistema operativo muito usado, não só por grandes e pequenas empresas, mas também cada vez por maior número de usuários a nível de área de trabalho.


Muito software a sua disposição

Talvez você se preocupe que ao falar de Linux comecemos a ficar muito técnicos e você não consiga nos acompanhar por não ser um experto no assunto. Nada mais longe da realidade. Neste sentido você deve saber que os grandes desenvolvedores também passaram por esta etapa e seguramente tiveram dúvidas inclusive mais básicas que as suas. No entanto, agora vamos a uma parte que resultará fácil de compreender e certamente muito atrativa.

Se você utiliza uma distribuição Linux, tem à sua disposição uma quantidade inimaginável de software de maneira gratuita e o que é mais importante, de todo o tipo. Hoje m dia existem soluções de software livre para dar resposta a todo o tipo de necessidades do usuário, quer tenha um perfil profissional e trabalhe em uma empresa, quanto para aquelas pessoas que desejam utilizar Linux a nível individual.

O melhor de tudo é que é facilíssimo instalar e desinstalar programas em Linux e ademais sem a preocupação de não saber se estes programas deixaram por aí "restos" de sua instalação como ocorre em outros sistemas operativos. Uma razão mais pela qual seu Linux se manterá sempre "em forma".

Neste tipo de sistemas, você não terá que navegar por centenas de páginas da Internet buscando algum software que sirva, baixá-lo, seguir seu processo de instalação, ou fazer um uso indevido de programas proprietários para os que você não tem uma licença legal. Ao contrário, as fontes de software em Linux funcionam através de uma serie de servidores centralizados (aos que chamamos "repositórios") onde se armazenam os programas de maneira controlada e segura. Como você poderá comprovar e explicaremos no Manual de Linux, o próprio sistema operativo se ocupa de buscar para você qualquer pacote de software quando solicitado.

Você tem ideia do fácil que podem chegar a resultar as coisas quando você se acostuma a fazê-las assim? Vou contar algo mais que decorre deste tipo de funcionamento. O sistema é atualizado muito frequentemente. Cada um dos pequenos módulos do sistema operativo recebe suas próprias atualizações e correções. Portanto, o próprio sistema proporcionará também de maneira automática cada nova atualização de todo o software de seu computador, quer pertença ao próprio núcleo do sistema operativo ou a qualquer programa que você tenha instalado a posteriori.

Agora talvez você tenha se animado... por onde você começa com algo que você desconhece?

Começaremos com Ubuntu

No se preocupe com nada. Para acompanhar você através do processo de introdução na filosofia de Linux, escolhemos uma distribuição específica. Isto fará com que você possa seguir cada passo que vamos realizando, de uma maneira definida e fiável. A distribuição que vamos usar é Ubuntu.

É provável que muitos entendidos no assunto sejam partidários de distribuições mais "técnicas", mas não é nossa intenção jogar você na piscina sem colete salva-vidas , mas sim acompanhar você desde a margem passo a passo até que com o tempo você talvez seja capaz de atravessar por sua própria conta um mar inteiro nadando. Nossa ideia é que cada passo que você dê neste processo resulte relaxado, cômodo e entendível. Só desta maneira você poderá chegar a se converter em um usuário experimentado e independente, seguro de escolher por si mesmo a distribuição que deseja utilizar e perfeitamente capacitado para manejá-la.

Conclusão:

Aqui começa, portanto, um caminho que esperamos traga muitas experiências gratificantes. Começa só com a leitura de um artigo, ma permitirá que você adentre em um território onde poderá ter um controle real sobre tudo o que ocorre em seu computador. A final de contas, Linux fará de você um usuário mais livre, como o próprio sistema operativo.
Mas tampouco vamos enganar você. Seguramente surgirão dúvidas e pequenas dificuldades e desafios que enfrentar, não só por você ter que se familiarizar com uma nova maneira de fazer as coisas, como também pelas características de seu computador e as necessidades de configuração e personalização. Entretanto, se você continuar lendo esta linha de artigos estaremos com você para ajudar nas tarefas mais comuns e há uma grande comunidade por detrás que está constantemente publicando na Internet uma grande quantidade de documentos que ajudarão ante os possíveis conflitos que você possa encontrar.
Neste sentido, também não queremos dar muita importância ao assunto, posto que à medida que vão sendo apresentadas novas versões de Ubuntu, ou qualquer outra distribuição, se vão solucionando as distintas necessidades dos usuários e do hardware de cada máquina. Na atualidade em muito raras ocasiões você vai se preocupar por questões como os drivers necessários para que funcionem todos os dispositivos de seu computador. Além disso, ensinaremos a conseguir que em sua máquina convivam em harmonia tanto Linux quanto outros sistemas operativos que você esteja utilizando atualmente.
Ao final, estamos seguros de que resolver os pequenos problemas que você possa encontrar, provocará uma realização pessoal que seguramente motivará você a ir mais longe com seu novo amigo Linux.


CREDITOS: TecTudo, uol, Criarweb
Comentários Facebook
Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário